Vazamentos de água dentro das unidades e a relação com a emissão de carbono.
A redução do consumo de água é crucial para a redução das emissões de carbono, mas essa conexão geralmente é negligenciada. O consumo de água está diretamente ligado ao consumo de energia, portanto, quando água tratada é desperdiçada, energia é desperdiçada. Esse texto tem o intuito de demonstrar que controlar o desperdício de água dentro das unidades é tarefa de todos aqueles que genuinamente desejam tornar sua operação mais sustentável.
Não é tão simples obter dados que relacionem diretamente a quantidade de carbono incorporada à infraestrutura hídrica brasileira. Mas a COPASA informa em seu relatório de sustentabilidade que consome 0,8 kWh por cada m³ de água produzida e 0,2 kWh por cada m³ de esgoto coletado. Tendo em vista que em todas as edificações analisadas a água servida é coletada, para calcular a quantidade de carbono incorporada à água, foi considerado 1 kWh por cada m³ de água.
Analisando os fatores de emissão de CO2 da margem de operação pelo método simples ajustado (tCO2/MWh) disponibilizado no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem-se que nos últimos 10 anos, a emissão média foi de 0,42209 tCO2 por MWh gerado.
Relacionando esses dois dados, conclui-se que a água entregue pela COPASA-MG tem, em média, 0,42209kg/m³ de carbono incorporado. Em razão de a quantidade de carbono incorporada à água variar com a fonte e com o método de distribuição, para essa análise foi considerado 0,5kg de CO2 por m³ de água.
Por meio da plataforma legit360.com.br, a Seu Consumo e dezenas de parceiros de negócio fazem a gestão mensal do consumo de água em +80 mil unidades em edifícios comerciais ou residenciais. Em 8712 dessas unidades o contrato o serviço prevê leituras em tempo real. As análises ficaram restritas a essas unidades .
Os dados provenientes da plataforma evidenciam que mensalmente, em média, 1,66% das 8.712 unidades apresentam vazamentos. No entanto, além do número médio de unidades com vazamentos, a plataforma possui uma tecnologia exclusiva capaz de detectar a vazão média de cada evento de desperdício: 40 litros por hora, que corresponde a 37 m³ a cada 30 dias.
Considerando a premissa inicial que cada m³ de água produzida tem 0,5 kg de carbono incorporado, tem-se que, em média, cada evento de vazamento emite 18,5 kg de carbono a cada 30 dias.
Com o objetivo de ilustrar esse número, foi estabelecida uma relação entre as emissões de um evento de vazamento de água que ocorra ao longo de 30 dias e as emissões de um carro, com base nos padrões estabelecidos pela Regulação da UE para Veículos de Passageiros, que é de 0,095 kg de CO2 por quilômetro. Nessas condições, equivale às emissões médias de um veículo que percorre 194,73 km.
Realizar o controle do consumo de água em tempo real é a única solução capaz de torná-lo sustentável.