Os impactos do vazamento de água!

5 minutos para ler

Economizar água e pagar somente por aquilo que consumiu é o desejo de todos aqueles que contratam o serviço de individualização. E imediatamente após a instalação dos medidores individuais em um condomínio, é bastante comum perceber que alguns moradores começam a colocar algumas mudanças de atitude em prática, com o intuito de obter a economia desejada na ocasião da contratação do serviço.

Mas frequentemente aparece um obstáculo que impede que todo o esforço despendido na mudança dos hábitos gere os resultados desejados.

Esse obstáculo é o que comumente chamamos de VAZAMENTO.

Para contextualizar, abaixo listamos alguns fatos sobre consumo de água divulgados pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos:

  • Enquanto você estiver lendo esse texto, saiba que 10% das unidades (residenciais ou comerciais) apresentam algum tipo de vazamento que estão gerando uma perda média de 350 litros de água por dia.
  • Torneira ou chuveiro vazando a uma taxa de 1 pingo por segundo vai causar um desperdício de mais de 12 mil litros em um ano. E todo esse desperdício não irá gerar custo ao morador, pois os hidrômetros comuns não possuem precisão suficiente para detectar perdas dessa magnitude.
  • A simples substituição de um vaso sanitário com acionamento por válvula de descarga por vaso equipado com caixa acoplada pode gerar uma economia de 50 mil litros de água em um ano.
  • Na média, prejuízos com vazamentos vão representar 10% de todo o valor de contas de água que iremos pagar ao longo de nossas vidas.
  • No banheiro é onde ocorre mais da metade de todo o uso de água dentro de uma casa.
  • Uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso à água potável.

A Seu Consumo nasceu com a missão de tornar mais justa e sustentável a vida em condomínios. E fazemos isso por meio do desenvolvimento de tecnologias que auxiliam a gestão do consumo individualizado de água.

O objetivo dessa postagem é aprofundar no tema “perdas” e os prejuízos que elas podem causar. Continue lendo e confira!

Neste tópico aprofundaremos nas perdas de água, a fim de esclarecer os termos técnicos e o que isso representa na prática em termos prejuízo em uma unidade condominial. A Seu Consumo propõe uma forma de caracterizar os prejuízos através de definições envolvendo o sentido físico, que é perda de água propriamente dita, e o sentido econômico, que consiste em danos materiais.

  • Vazamento aparentes ou externos:

Quando pensamos em vazamentos aparentes, vem à mente a imagem de uma tubulação estourada ou um cano furado que espalha uma grande quantidade de água pela casa. E é exatamente isso! Esses são os vazamentos externos. Em geral, esse tipo de vazamento de água pode causar problemas na estrutura do seu imóvel, afetando pintura, pisos, rede elétrica, tapetes, móveis, forro de gesso e em casos maiores podem até mesmo afetar o elevador do condomínio.

Esse tipo de vazamento pode causar um enorme prejuízo econômico. Mas não costuma causar uma perda tão grande de água. Afinal, um vazamento de 2 mil litros de água já é suficiente para causar um prejuízo econômico da ordem das dezenas de milhares dependo dos itens afetados, mas o custo da água perdida é muito pequeno.

Outra questão importante é que a maior parte dos seguros residenciais cobre despesas decorrentes de vazamentos aparentes.

  • Vazamento invisíveis ou internos:

Esse é o verdadeiro vilão quando se trata de perda de água e, por isso, é importante ter atenção para que seja identificado o quanto antes. Esses vazamentos invisíveis, ou internos, acontecem com mais frequência se pode imaginar e podem ocorrer, por exemplo, no vaso sanitário, quando apenas um filete de água escorre pela bacia dificultando a visualização. Mas também é comum ocorrer em tubulações aterradas ou em reservatórios subterrâneos.

Se não existe um monitoramento constante do consumo, detectar esse tipo de vazamento nem sempre é fácil, e muitas vezes é necessário a contratação de empresas especializadas nesse serviço.

Esse tipo de vazamento costuma causar um enorme prejuízo físico (perda de água) e tem o potencial para fazer a conta de água multiplicar por 10 em um único mês. Mas não costuma causar nenhuma perda econômica. Afinal, normalmente, a água perdida vai para o esgoto e não chega a derramar no interior da unidade.

Agora que você entendeu a definição de vazamento e os problemas que eles podem trazer, entre em contato com a Seu Consumo e contrate o serviço de gestão online do consumo individualizado. Além de economizar, você estará contribuindo para evitar o desperdício de água. Lembre-se de que devemos consumir água de forma consciente!

Posts relacionados

Os comentários estão fechados.