Despesas ordinárias e extraordinárias: quem deve pagar cada uma?

4 minutos para ler

Um dos principais desafios da gestão de condomínios é a negociação frequente com os condôminos. اسرار ماكينة القمار Geralmente, essa situação é causada pela ausência de consenso em relação a algumas despesas, principalmente quando falamos de obras. As despesas ordinárias e extraordinárias formam um tema que deve estar claro tanto para o síndico quanto para os moradores do condomínio.

Neste post, mostramos o que significam despesas ordinárias e extraordinárias e algumas dicas para esclarecer isso para os condôminos. Aproveite a leitura!

O que são as despesas ordinárias e extraordinárias?

Trabalhar as contas do condomínio é uma atividade muito sensível e que merece total atenção, não é verdade? Os custos são variados. Contudo, existe uma segmentação entre o que é responsabilidade da gestão e o que está a cargo dos moradores do condomínio. Além disso, existem aquelas que são categorizadas conforme a sua natureza de evento.

As despesas ordinárias e extraordinárias são conceituadas de acordo com esse critério de eventualidade ou não. Inclusive, elas podem ser aplicadas tanto para o condomínio quanto para o condômino. Algumas particularidades vão definir quem é o responsável, se é uma das partes ou ambas. A seguir, saiba mais sobre cada uma delas.

Ordinárias

As despesas ordinárias são aquelas recorrentes, ou seja, não são eventos incomuns no dia a dia do condomínio. Um exemplo disso é a taxa condominial, de responsabilidade do morador. ربح المال مجانا Além dessa, podemos citar a conta de água das áreas comuns do condomínio, que pode ser mensurada por meio da individualização de água. O serviço de manutenção das áreas comuns é outro exemplo de despesa ordinária de responsabilidade da administração.

Extraordinárias

Ao contrário das despesas ordinárias, as extraordinárias são aquelas nas quais o evento de causalidade é o que as definem, como o caso de vazamentos ou de obras. O que vai configurar se é uma responsabilidade do condômino ou da administração é o contexto no qual essa despesa é feita e o que a causou.

Podemos citar, por exemplo, obras realizadas no interior de um apartamento para fins de design. Não é algo que um morador vai realizar com frequência e é uma responsabilidade dele, que planejou a obra. Contudo, o síndico deve acompanhar, para garantir que nenhuma alteração prejudique a estrutura do prédio e exponha os moradores a riscos.

Como alinhar essa informação com os condôminos? العاب تربح جوائز حقيقية

Uma das responsabilidades do síndico é estimular a transparência na comunicação. O compartilhamento de conteúdos relacionados aos temas do condomínio deve estar no plano de ação da gestão condominial. Para tanto, a administração pode produzir materiais que esclarecem dúvidas comuns na temática de despesas ordinárias e extraordinárias e compartilhá-los nos murais de comunicação do condomínio, nas reuniões da assembleia ou por meio da tecnologia, via WhatsApp.

O debate entre as contas que são de responsabilidade da administração do condomínio e dos moradores é uma situação recorrente. Muitas vezes, a ausência de conhecimento sobre o assunto dá abertura para que situações delicadas, como discussões e processos jurídicos, sejam desencadeadas. É preciso garantir o alinhamento do que concerne a cada uma das partes.

Usando os canais de comunicação adequados e uma linguagem simples, com certeza, a administração do condomínio vai conseguir reduzir possíveis problemas em decorrência da ausência de consenso sobre as despesas ordinárias e extraordinárias. Faça pesquisas e colete dados dessas ocorrências para identificar se as ações feitas surtem efeito positivo e o que pode ser feito para melhorar mais o resultado.

O que você achou deste post? Se você se interessou pelo assunto e quer aprofundar seus conhecimentos em relação às despesas de um condomínio, confira o nosso post sobre a taxa condominial.

Posts relacionados

104 thoughts on “Despesas ordinárias e extraordinárias: quem deve pagar cada uma?

  1. Sumatra Slim Belly Tonic is a unique weight loss supplement that sets itself apart from others in the market. Unlike other supplements that rely on caffeine and stimulants to boost energy levels, Sumatra Slim Belly Tonic takes a different approach. It utilizes a blend of eight natural ingredients to address the root causes of weight gain. By targeting inflammation and improving sleep quality, Sumatra Slim Belly Tonic provides a holistic solution to weight loss. These natural ingredients not only support healthy inflammation but also promote better sleep, which are crucial factors in achieving weight loss goals. By addressing these underlying issues, Sumatra Slim Belly Tonic helps individuals achieve sustainable weight loss results.

Deixe um comentário