Individualização de consumo em condomínios.

4 minutos para ler

Infraestruturas de medição sem fio que permitem monitoramento online e detecção ágil de vazamentos, proporcionam a conscientização e promovem eficiência no consumo.

O resultado é imediato: expressivas reduções no uso dos recursos naturais.

Visualização e controle

Essas infraestruturas de controle de medidores já estão obtendo resultados comprovados em dezenas de milhares de condomínios residenciais, comerciais e logísticos em todo o Brasil, fornecendo recursos valiosos de visualização e controle para proprietários, gestores e inquilinos.

Uma solução moderna combina a tecnologia sem fio com medidores de água inteligentes para permitir relatórios diários de medidores de água e detecção de vazamentos. As informações motivam tanto os moradores (proprietários ou inquilinos) quanto os síndicos a fazerem mudanças comportamentais.

Tanto os inquilinos são incentivados a economizar água, uma vez que são responsabilizados pelo seu uso individual, quanto os gestores dos condomínios passam a tomar medidas proativas de manutenção, uma vez que recebem os relatórios diários de detecção de vazamentos.

Breve descrição da arquitetura

Os medidores inteligentes que são capazes de individualizar o consumo de água possuem baixo custo, são compactos, possuem alimentação por bateria com durabilidade acima de 15 anos e podem monitorar o uso de um apartamento inteiro ou podem ser instalados em cada um dos ambientes de consumo de cada unidade.

Os dados de consumo enviados pelos medidores de todo o edifício são coletados em um ponto central chamado “concentrador” e, em seguida, transmitidos pela Internet para um servidor baseado em nuvem, para geração de relatórios individuais. Todo o processo desde a leitura até a geração dos relatórios é totalmente automatizado, não exigindo responsabilidade adicional do síndico ou zelador.

Além de registrar o consumo total de água, esses sistemas podem registrar o número e a duração dos “eventos” de uso de água, tais como vazamentos, eventuais fraudes e funcionamento de medidores.

Reduzindo o uso de água: Um caso real!

A título de exemplo, recentemente foram instalados medidores inteligentes com monitoramento do consumo de 1 em 1 hora, em um edifício com 288 unidades residenciais de alto padrão e área de lazer completa. Todo o controle do consumo individualizado nesse condomínio é realizado pela infraestrutura de medição sem fio Seu Consumo. Analisando a conta da concessionária de água, o consumo médio diário dos apartamentos foi reduzido de 1000 litros para 590 litros. Resumindo: foram mais de 40% de redução de consumo, e tudo isso apenas um mês após a conclusão do projeto.

Este foi um resultado notável, pois, de acordo com nossas estatísticas, o consumo típico em um apartamento de 4 quartos de alto padrão costuma ficar entre 700 e 800 litros por dia. Ou seja, o consumo desse prédio passou de 20% acima do teto da média para 15% abaixo do piso da média.

Investigações posteriores que incluíram relatos de diversos moradores e do síndico do condomínio determinaram que o resultado foi alcançado por meio de dois fatores principais:

  1. Reparos proativos das condições de desperdício de água.
  2. Usuários modificando seus hábitos para usar menos água.

A tecnologia de detecção de vazamentos influenciou o comportamento diário da equipe de manutenção do prédio (zelador e síndico), permitindo que eles agissem muito mais proativamente, informando vazamentos aos condôminos logo que eles começavam a acontecer. Essa conduta de antecipar os incidentes e gerou um enorme ganho de confiança dos condôminos e aumento da satisfação com o trabalho prestado pelos gestores do condomínio.

Por outro lado, a economia expressiva ajudou o síndico a manter as contas do condomínio em ordem, acarretando em redução da taxa de condomínio.

Além disso, o portal da plataforma Seu Consumo também permitiu que os moradores visualizassem seu histórico de consumo de água e fizessem ajustes comportamentais de acordo com a redução de suas contas, além de se beneficiarem com os gestores corrigindo vazamentos de forma mais proativa.

Reduzindo também o uso de energia.

Tendo em vista que esse prédio possui 8 torres, ao reduzir 40% no consumo de água, houve também uma redução considerável no custo de energia, especialmente pelo menor tempo de uso das 8 bombas de recalque.

Sistemas inteligentes de controle de consumo sem fio garantem economias significativas para condomínios.

Economia financeira e de recursos naturais!

Entre em contato com a Seu Consumo e contrate essa tecnologia para o seu condomínio!

Posts relacionados

Um comentário em “Individualização de consumo em condomínios.

Deixe um comentário