Como a água chega até as casas? Entenda mais!

6 minutos para ler

Você já parou para pensar como a água chega até as casas? Pois, saiba que antes de usá-la ao tomar banho, lavar as louças, entre outras atividades que fazem parte do dia a dia, ela precisa passar por um longo processo de captação, tratamento e distribuição.

Entender como tudo funciona vai fazer com que você se sinta seguro de usufruir de uma água testada e realmente limpa, além de promover a conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente e tomar as medidas adequadas para evitar o desperdício.

Entretanto, você sabe como essas etapas acontecem e a qual a importância de cada uma delas? Então, leia este conteúdo e entenda agora mesmo!

Como funciona a coleta da água?

Geralmente, a água é retirada dos rios ou de poços artesianos. Empresas reguladas e autorizadas fazem a captação em alto volume por meio de adutoras (grandes canos), que funcionam como um tipo de bomba, respeitando sempre a preservação do meio ambiente.

Quais são as fases do tratamento?

Após a captação da água, o segundo passo é o seu tratamento, que é uma atividade criteriosa e que costuma demorar muitos dias. Nesse caso, as técnicas e os produtos aplicados vão variar conforme a fonte e as legislações que versam a respeito do saneamento básico de cada município. 

A seguir, vamos explicar melhor como funciona esse processo.

Tratamento químico

No momento que a água chega à estação, alguns reagentes químicos são aplicados com a finalidade de colaborar com a reserva das sujeiras. Por exemplo, sulfato de sódio e cal, que ao reagirem em conjunto constituem o sulfato de alumínio, que faz com que as impurezas se reúnam, criando flocos que simplificam a filtragem. A esse procedimento dá-se o nome de floculação, sendo bastante usados nos casos das águas originárias dos rios, que apresentam um número maior de impurezas sólidas.

Tratamento físico

Após passar pelo tratamento químico, a água recebe a decantação. Nesse processo, ela é armazenada em um grande tanque ao longo de algumas horas, onde toda a sujeira é depositada ao fundo. Depois, é encaminhada para a filtragem, onde passa por tanques com areia, cascalhos, carvão ativado e pedras, que executam uma limpeza mais pesada da água, fazendo com que chegue à última fase mais límpida.

Tratamento com cloro

Última etapa, é adicionado cloro na água, com o intuito de eliminar todos os microrganismos que sobraram após a execução dos processos anteriores. 

Qual caminho a água percorre até chegar a chuveiros, torneiras e demais?

Antes de ser usada para consumo, a água ainda deve ser testada conforme exigido por lei e, assim, receber a certificação que está totalmente limpa. Depois de aprovada, é encaminhada para a distribuição, por intermédios dos encanamentos urbanos e dos caminhões-pipa, a depender da situação.

A partir daí, ela faz um percurso de vários quilômetros, com a ajuda de bombas e pela pressão natural dos canos, até chegar às torneiras das casas. Ela também pode ficar armazenada em reservatórios ou caixas d´água antes de chegar às residências. 

Como é feito o controle para assegurar a qualidade da água?

Como já foi dito, antes de ser fornecida para a população, a água precisa passar por um rígido controle de qualidade. Isso porque as normas exigem a realização de testes em amostras, nos quais fatores como a concentração de PH, cloro e flúor, cor, turbidez, presença de coliformes fecais e demais parâmetros são averiguados.

Qual a importância da medição individualizada da água em condomínios?

Essa é uma obrigatoriedade iniciada no ano de 2021, prevista pela Lei 13.312/16, na qual todos os novos condomínios edificados no Brasil deverão ser entregues preparados para a medição individual da água. Também, se trata de uma maneira mais ecológica e justa de mensurar o uso de um componente tão necessário para a sobrevivência humana.

Isso porque, com a medição individualizada, cada unidade paga somente pelo volume de água consumido, o que possibilita um acompanhamento efetivo, mês a mês, do que realmente foi gasto, gerando um uso mais racional. Assim, atualmente, é vista como uma das formas mais eficientes de consumo dos recursos hídricos, que ocorre por meio da instalação de hidrômetros individuais (por unidade), para a conferência e pagamento da conta de água.

É importante ressaltar que esse modelo pode ser implementado tanto em condomínios mais antigos como nos novos. Para isso, basta respeitar as regras de segurança apropriadas para o projeto elaborado.

Benefícios da medição individualizada da água

Diversos benefícios podem ser obtidos por meio da implementação desse tipo de sistema, que vão além da facilidade e clareza no controle e da sustentabilidade ambiental.

Veja melhor sobre eles!

Para os moradores

Entre as principais vantagens para os moradores, podemos apontar:

  • contribuição para o consumo consciente de água;
  • pagamento mais justo, tendo em vista que a cobrança da conta de água é feita apenas sobre o que foi usado por apartamento, o que minimiza de forma significativa o montante a ser pago;
  • maior valorização no mercado.

Para os síndicos e administradoras de condomínios

Nesse caso, entre os principais benefícios estão:

  • identificação de vazamentos de forma mais simples, tendo em vista que a medição é individual;
  • controle facilitado, já que as contas individualizadas fazem auxiliar no monitoramento de cobrança e inadimplência;
  • otimização do tempo: o síndico ou as administradoras conseguem um tempo maior para tratar de outras atividades relacionadas ao condomínio, considerando que não será necessário controlar de forma direta o consumo e dividir o valor da conta de água.

Conseguiu entender como a água chega até as casas? Como você pôde perceber, se trata de um processo bastante complexo, desde a captação até a aprovação para consumo. Sendo assim, é importante ter a consciência de manter os reservatórios preparados para o armazenamento, bem como fazer o uso racional, a fim de preservar não só esse elemento tão precioso, mas o meio ambiente em geral. Portanto, a medição individualizada pode ajudar bastante nesse processo.

Agora que você já tem as principais informações sobre o assunto, aproveite para entrar em contato com a gente, esclarecer suas dúvidas e entender como podemos auxiliar nessa questão.

Posts relacionados

10 thoughts on “Como a água chega até as casas? Entenda mais!

  1. This is really interesting, You are a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
    Also, I’ve shared your site in my social networks!

  2. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something.
    I think that you could do with some pics to drive the message home a bit,
    but instead of that, this is fantastic blog. An excellent read.
    I will certainly be back.

  3. continuously i used to read smaller articles
    which also clear their motive, and that is also happening with this article which I am reading at this place.

  4. Aw, this was a really good post. Finding the time and
    actual effort to produce a great article… but what can I say… I procrastinate a whole lot and don’t seem to get nearly anything done.

  5. I’ve been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting
    article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if
    all website owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more
    useful than ever before.

  6. Hey are using WordPress for your site platform?

    I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you require
    any html coding knowledge to make your own blog?
    Any help would be really appreciated!

  7. I don’t know whether it’s just me or if perhaps everybody else experiencing issues with your site.

    It looks like some of the text in your posts are running off the screen. Can someone
    else please provide feedback and let me know if this is happening to them as well?

    This could be a issue with my web browser because I’ve
    had this happen previously. Thank you

  8. Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your web site is
    excellent, as well as the content!

Deixe um comentário