Wireless M-Bus: A solução indispensável para medição inteligente em condomínios no Brasil

4 minutos para ler

Empresas que fabricam medidores de água em todo o mundo estão empenhadas em embarcar em seus produtos a tecnologia de comunicação mais avançada para atender às necessidades de seus clientes da melhor forma possível. Esse esforço é crucial não apenas para aprimorar a qualidade do serviço oferecido, mas também para aperfeiçoar os processos de redução de perdas e aumentar a eficiência do consumo.

E quais são essas necessidades dos clientes que precisam ser atendidas?

Baseados na nossa experiência de mais de 15 anos atuando no mercado de gestão de consumo, listamos algumas premissas que julgamos essenciais estarem embarcadas nos medidores:

•     Maior vida útil da bateria possível, de preferência superior a 15 anos, a fim de diluir as despesas de capital no tempo e maximizar a taxa de retorno do investimento.

•     Recebimento dos telegramas contendo os dados de consumo de forma íntegra, sem perda de qualidade.

•     Envio frequente e regular dos telegramas, permitindo a oferta de um melhor nível de serviço, sem afetar a vida útil da bateria.

•     Conectividade com o alcance mais amplo possível.

•     Menor custo de operação.

•     Arquitetura simples da solução, desde o medidor até o faturamento.

•     Garantia da segurança dos dados transmitidos através de criptografia.

Pelas exigências apresentadas, é evidente que essa não é uma tarefa simples.

E esse desafio, que já é complicado, torna-se praticamente impossível de ser resolvido sem entender claramente quem é o cliente e quais são suas expectativas. Afinal, o nível de exigência e as necessidades dos clientes não são os mesmos.

Então, quem são os clientes?

Nós, da Seu Consumo, classificamos os clientes em três categorias:

1)     Companhias de Saneamento Básico.

2)     Edifícios comerciais, residenciais e de galpões.

3)     Instalações industriais.

Considerando que a Seu Consumo direciona o seu foco principal no atendimento aos condomínios (edificações), essa análise será direcionada para esse perfil de cliente.

E quais são as tecnologias de comunicação sem fio mais mencionadas e mais abundantemente disponíveis no mercado de medição de água?

•     Lorawan

•     Nb-Iot

•     W-MBus

•     Myiot.

•     Sigfox.

Cada uma delas possui suas particularidades e foi desenvolvida com o foco em um público-alvo específico. Na visão da equipe de desenvolvimento de tecnologia da Seu Consumo, a W-Mbus é a que melhor atenderá as demandas das edificações comerciais, residenciais e de galpões.

Isso não significa que a tecnologia W-Mbus seja a mais adequada para atender a todos os perfis de clientes. Pelo contrário!

Essa tecnologia possui limitações bastante claras, especialmente em relação à amplitude da conectividade, o que acaba restringindo muito o uso desse protocolo por clientes como grandes Companhias de Saneamento Básico que desejam implementar uma infraestrutura de leitura automática (AMI).

No entanto, há algo que não se pode negar: aqueles que conhecem profundamente as vantagens e limitações do W-MBus serão capazes de obter a melhor relação possível entre custo e benefício dentro de um ambiente construído.

Todos aqueles que estão envolvidos no mercado de gestão de consumo de utilidades em edificações, estão percebendo um nítido movimento que muitas empresas estão fazendo no sentido de migrar seus esforços e soluções para a tecnologia Lorawan. Tendo em vista que o Brasil é um país de dimensões continentais, extremamente desigual do ponto de vista de penetração das tecnologias, é seguro afirmar que, nas circunstâncias atuais e levando em consideração nosso amplo conhecimento tanto desse nicho de mercado quanto das tecnologias disponíveis, essa não é a opção mais adequada.

Se você busca estar atualizado não apenas sobre as tecnologias de comunicação, mas também sobre a visão da Seu Consumo em relação a esse mercado e todas as inovações que estão sendo impulsionadas pela principal empresa de gestão de consumo no Brasil, então acompanhe nossas postagens nas redes sociais.

Posts relacionados