Entenda como funciona a medição individual de água em condomínios

6 minutos para ler

A individualização de água em condomínios é uma tendência que ganha cada vez mais espaço no mercado. Isso porque se trata de um sistema que usa um hidrômetro para cada entrada de água do apartamento. Ou seja, mede o consumo de forma individual, diferente do modelo tradicional de medição.

Além disso, a Lei 13.312/16, aprovada pelo Governo Federal, tornou obrigatória a instalação da medição individual em condomínios novos, a partir de 2021, aumentando a necessidade dessa adequação. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar os principais pontos sobre o assunto, bem como mostrar como funciona uma empresa de medição individualizada de água em condomínios.

Continue a leitura!

Quais são as vantagens de implantar a individualização de água em condomínios?

A individualização de água em condomínios proporciona uma cobrança mais justa. O que gera, inclusive, um ponto positivo e incentivador para que os moradores entendam os resultados de suas práticas na economia (desperdício ou racionamento do consumo, que vai impactar o valor da conta de água), bem como na preservação dos recursos naturais, que se encontram cada vez mais escassos.

Além disso, a individualização de hidrômetros em condomínios é uma medida que proporciona não somente economia, mas também confiabilidade dos usuários no montante que é cobrado.

Isso porque, em edifícios com um único hidrômetro, o valor total do consumo de água é rateado igualmente entre os moradores. Como consequência disso, pessoas que gastaram menos acabam por pagar pelo excesso de outras unidades. O que pode causar uma sensação de injustiça ou, até mesmo, conflito entre os moradores.

A individualização da água também possibilita que os condôminos não arquem com o pagamento da água de outros moradores inadimplentes ou, até mesmo, corram o risco de terem seu consumo cortado.

Entre outras vantagens que esse sistema pode oferecer estão:

  • facilidade para identificação de vazamentos e infiltrações nos apartamentos;
  • estímulo ao consumo de maneira consciente e sustentável;
  • redução do valor da fatura de água;
  • eliminação de fraude no sistema de abastecimento de água;
  • combate à inadimplência, entre outros.

Como funciona uma empresa de medição individualizada de água? موقع البوكر

Como já foi dito, a individualização de água em condomínios é feita por meio da instalação de hidrômetros para cada unidade do edifício, com a finalidade de medir o consumo de água de maneira individual, assim, o usuário paga apenas pelo que consumiu. Ao contratar uma empresa para fazer esse tipo de serviço, o consumo é recolhido por um profissional, que não precisa entrar no condomínio, já que ele conta com uma ferramenta específica que recolhe os dados mesmo à longa distância.

Após coletar as informações, elas são enviadas automaticamente para a central, que faz a análise, verifica o valor gasto por cada morador e, por meio de um sistema, encaminha a conta de cada unidade para o síndico ou a administradora condominial.

Além disso, o serviço da empresa pode ser contratado para fazer o rateio do consumo coletivo de água — seja com limpeza de condomínio, piscina, entre outros — somar com o valor individual e encaminhar tudo pronto, economizando o tempo que o síndico teria que gastar com essa tarefa.

Esse sistema pode ser implantado em condomínios antigos? روليت كازينو

Sem dúvida! O processo é um pouco diferente dos prédios novos, já que a tubulação em prédios antigos é de aço e tem que ser completamente renovada. O ideal é entrar em contato com a empresa para que ela possa fazer uma vistoria técnica e apresentar uma solução ao condomínio.

Como essa mudança é aprovada entre os moradores?

Para instalar a individualização da água em prédios já construídos, é preciso ressaltar que a aprovação dos condôminos é fundamental. Sendo assim, o síndico precisa convocar uma assembleia, informando a implantação desse sistema como pauta principal.

Para isso, é importante estar atento ao que a convenção e o regimento interno do condomínio versam, para entender se ambos oferecem algum norte em relação à mudança. العاب كازينو Por exemplo, se for vista como uma obra necessária, será preciso somente a aprovação da maioria simples dos presentes na assembleia. Se for entendida como obra útil, será preciso o voto da maioria total do condomínio.

Quais são os diferenciais que o contratante deve buscar em uma empresa?

Ao buscar por uma empresa para executar o serviço, é importante observar se ela é especializada e experiente no assunto, capaz de fazer a vistoria técnica para o processo, além de analisar se o custo de instalação se enquadra no orçamento do condomínio.

A Seu Consumo é uma empresa desenvolvida com o intuito de revolucionar o processo de individualização de consumo de água e gás, por intermédio do uso de tecnologias e tendências de medição, o que torna o sistema mais justo, sustentável e que promove um melhor convívio entre os moradores.

Outro benefício é que a plataforma auxilia os usuários a entender de forma mais clara como consumir água e gás em casa de maneira consciente e inteligente. Assim, é possível saber, por exemplo, quantos litros de água são gastos no apartamento, tudo em um ambiente online, a qualquer hora do dia e de qualquer lugar.

Agora que você entende melhor como funciona a individualização de água em condomínios e seus benefícios para os moradores em geral, o ideal é contar com uma empresa especializada para executar os serviços, como a Seu Consumo. Empresa qualificada, experiente no mercado e com todos os requisitos necessários para garantir um serviço de qualidade e que consiga atender às expectativas e as demandas dos seus clientes.

Devido aos diferenciais da Seu Consumo, saiba que ela pode ser a melhor solução para o que você precisa. Sendo assim, aproveite para entrar em contato agora mesmo e, assim, esclarecer suas principais dúvidas sobre o serviço e a implantação.

Posts relacionados

Os comentários estão fechados.