Como IoT vai revolucionar a vida em condomínios.

4 minutos para ler

A Internet das Coisas (IoT) revolucionará a maneira como as cidades, concessionárias, empresas e condomínios operam e conduzem muitos aspectos de suas atividades. As principais mudanças serão a simplificação de processos críticos e o lançamento de novos serviços conectados para seus cidadãos, usuários e clientes.

Como a Seu Consumo está participando dessa revolução?

A Seu Consumo está ajudando a impulsionar essa revolução nos condomínios. Seu domínio em toda a cadeia de valor no mercado de individualização de água e gás, sua experiência em projetar e produzir hardware e software e sua capacidade de se adaptar às necessidades dos clientes, estabeleceram a empresa como referência nacional em implantação de redes IoT para controle inteligente de água e energia.

Crescemos com o setor de individualização. Trabalhar em estreita colaboração com nossos clientes orientou nossa expansão de uma empresa de individualização para um fornecedor de soluções completas em todo o processo de projeto, implantação e gerenciamento do consumo individualizado. Dessa maneira conseguimos entregar todo o potencial que a IoT pode proporcionar aos clientes.

Nesse texto daremos 3 dicas para identificar e selecionar em um fornecedor de individualização confiável para o seu condomínio.

  • Olhe além do marketing

É desafiador fazer parte de um setor que vem se desenvolvendo de forma acelerada e demandando das empresas respostas cada vez mais rápidas para atender às exigências dos clientes. Condomínios, galpões logísticos, industrias e instalações como aeroportos e portos estão ansiosos para trazer os benefícios da Internet das Coisas para os usuários.

E, embora a arquitetura das diversas soluções existentes no mercado seja bastante parecida entre si, os compradores devem olhar além do material de marketing para encontrar a solução que vai atender melhor, considerando o longo prazo.

Como síndico, a melhor dica é conversar com a administradora do condomínio sobre a reputação das empresas que estão ofertando os produtos e serviços. Certamente a administradora vai conseguir informações preciosas que vão ajudar a evitar investimentos errados.

  • Possibilidade de substituição do prestador do serviço, sem a troca dos medidores.

O processo de fechamento de um contrato para a implantação da individualização de água e gás exige muita habilidade dos compradores. E isso ocorre porque numa mesma negociação, serão assinados dois contratos:

  1. Contrato de compra e instalação dos medidores.
  2. Contrato de prestação de serviços de gestão mensal do consumo individualizado.

Ocorre que muitos compradores acabam dando foco somente ao produto, que tem um alto valor agregado e deixam a prestação de serviço em segundo plano.

É muito importante que o comprador se assegure que, em caso de alguma eventualidade, será possível substituir o prestador de serviços sem que haja necessidade de trocar os produtos comprados. Dito de outra forma, é imprescindível fazer a seguinte pergunta antes de assinar o contrato de aquisição dos medidores: “existe outra empresa capaz de realizar um serviço similar, utilizando os mesmos medidores que estão sendo comprados?”

  • Certifique-se da vida útil dos medidores ofertados.

Em projetos de individualização, muitas vezes os medidores precisam ser instalados em locais de difícil acesso. Em alguns casos, a instalação é feita até mesmo dentro das unidades habitacionais. Tendo em vista a dificuldade de acesso e os transtornos que são causados durante a instalação dos medidores, é muito importante que a vida útil seja bastante longa a fim de reduzir o desgaste aos moradores.

Os melhores medidores do mercado são equipados com baterias que duram acima de 15 anos. E para acompanhar os melhores fornecedores, algumas empresas prometem durabilidade superior a 10 anos, mas na prática seus medidores começam a apresentar falhas de bateria antes desse prazo.

Portanto, antes de assinar um contrato, é muito importante se certificar que está comprando um produto com a maior vida útil possível, a fim de evitar os desgastes dentro das unidades. E a única forma de garantir a longevidade de produtos a bateria é entrando em contato de outros clientes que já estejam utilizando o produto há 15 anos ou mais.

Se você é síndico e quer ficar muitos anos sem ter que se preocupar com rateio da conta, entre em contato com a Seu Consumo.

Posts relacionados

Um comentário em “Como IoT vai revolucionar a vida em condomínios.

Deixe um comentário