O que são shafts? Entenda para que eles servem e sua importância

7 minutos para ler

Se você adquiriu ou está pensando em alugar ou comprar um imóvel, deve ter percebido que, na planta, é possível identificar alguns vãos sinalizados em áreas molhadas, como a cozinha e o banheiro.

Esses espaços são denominados shafts, e quem trabalha com a administração de condomínios deve aprender o que é shaft de prédio para acompanhar melhor os processos de manutenção.

Neste artigo, você vai conhecer o que é essa técnica, como funciona e suas vantagens para a engenharia de edificações. Aproveite a leitura!

O que é um shaft?

Também conhecido como duto, trata-se de aberturas verticais feitas para a passagem de tubulações e para instalações hidrossanitárias e elétricas. O intuito é que ele seja usado para o fechamento dessas instalações e facilite as inspeções futuras. É bastante utilizado em áreas de serviços, banheiros, hall dos edifícios e cozinhas.

Para que serve?

Nos casos em que um cano estoura ou em que ocorre algum problema na rede elétrica, é necessário contratar um encanador ou eletricista para realizar o conserto. No entanto, ainda existe a quebradeira e o volume de entulho fabricado durante o reparo.

O shaft de prédio serve exatamente para simplificar essa tarefa, tendo em vista que o profissional consegue identificar exatamente onde estão as instalações do imóvel, sejam elas hidráulicas, elétricas ou de ventilação.

Outro ponto relevante é que é muito mais fácil somente abrir a porta ou retirar o painel de gesso que cobre a abertura do shaft do que fazer uma bagunça quebrando as paredes. روليت كازينو Da mesma maneira, quando o conserto estiver pronto, o trabalho de recolocação também é menos complicado.

O que um bom projeto de shaft leva em consideração?

Um projeto de shaft eficiente deve levar em conta a disposição e fixação correta das tubulações verticais, o espaço adequado e assertivo para os dispositivos instalados em seu interior e as condições apropriadas de acesso aos itens que acompanham a tubulação, possibilitando acesso fácil para possíveis substituições de peças.

Pelo fato de conterem tubulação de água e esgoto, válvulas redutoras, controle de sistemas de combate a incêndio, medidores de consumo de água, entre outros equipamentos, é necessário estar atento ao dimensionamento minucioso de todas as instalações.

Em determinados projetos arquitetônicos, os shafts podem apenas realizar a função de fosso de iluminação e ventilação, tendo em vista que os banheiros podem ficar recluso e, assim, sem janelas. Nessa situação, o ideal é que se averigue que os shafts reduzem a área útil do local, contudo, viabilizam a implementação de várias suítes em um empreendimento.

Quais são as suas vantagens?

Os shafts podem proporcionar uma série de vantagens para os imóveis. Veja as principais a seguir!

Facilidade de acesso

Uma das principais vantagens de projetar as edificações contemplando um espaço shaft é a facilidade de acesso. Nas construções mais antigas, um problema comum é o quebra-quebra quando ocorre algum problema na parte hidráulica ou elétrica do imóvel. Isso acontece porque, antigamente, as tubulações e instalações elétricas eram totalmente embutidas na alvenaria. casino888

A ideia do shaft é facilitar o acesso a esses locais em situações que demandem manutenções. Dessa maneira, o profissional responsável por essa atividade consegue desempenhar as ações de identificação e correção do problema de maneira mais ágil e eficiente.

Redução de custos

A estrutura shaft é responsável por garantir uma redução de custos no longo prazo. Devido à sua engenharia, que possibilita o fácil acesso às tubulações hidráulicas e instalações elétricas, o shaft permite que os processos de manutenção sejam menos onerosos. Isso é possível uma vez que a indicação é que esses espaços sejam cobertos com material distinto de alvenaria. Além disso, o shaft ajuda a corrigir de maneira mais ágil problemas de vazamentos.

É comum encontrar o shaft coberto com gesso acartonado, que é um material resistente à umidade, com poliestireno expandido (EPS) ou com uma porta vedada. É importante que o espaço do shaft seja coberto com material resistente à umidade e com baixa propensão a incêndios, proporcionando isolamento térmico. No caso da vedação com poliestireno expandido, é obrigatório que o processo de instalação atenda à norma técnica NBR 11752, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Se você está buscando outras opções para potencializar o uso inteligente dos recursos do condomínio, saiba que os shafts facilitam a individualização de água. Nesse processo, os medidores individuais de água são instalados no espaço dos shafts, onde estão as prumadas do edifício.

Projeção inteligente

A proposta de estrutura shaft contribui bastante para otimizar os processos de manutenção do imóvel. Para garantir que a sua instalação seja feita da maneira correta, os engenheiros e arquitetos utilizam um software de construção, conhecido como BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção).

Essa aplicação permite que o shaft seja instalado nos melhores pontos da planta. Dessa maneira, é possível aliar a questão estrutural/técnica com o bom aproveitamento do espaço. Além disso, você pode consultar um arquiteto para aplicar soluções inovadoras na cobertura do shaft.

É importante que o síndico saiba que o shaft deve respeitar os espaços ideais entre as instalações. Além disso, é preciso garantir que as instalações internas estejam sinalizadas em conformidade com a Norma 6493, que apresenta a definição de cores para a identificação das tubulações. Em um processo de manutenção, por exemplo, é interessante dar atenção a esses detalhes, pois a instalação incorreta pode indicar problemas futuros.

Quais são os principais cuidados a serem tomados?

É importante que alguns cuidados sejam tomados em relação à implementação dos shafts. Conheça alguns deles!

Vedação adequada

Um problema muito comum é a falta de vedação, principalmente em lajes onde a tubulação vai passar. Nesse caso, esse fechamento deve ser eficaz, com o projeto estabelecendo a posição correta dos furos na laje e a maneira como serão tampados. Em certos casos, o tubo passa muito perto do furo realizado, então, é preciso utilizar massa e suporte para que não caia dali.

Quando os shafts ficam expostos, o certo é aplicar massas especiais para vedação, que impedem os riscos de incêndios, por exemplo, ou o cimento, que é um material com menos possibilidades de pegar fogo, sendo uma opção quando houver uma exposição maior. Outra opção de material é o poliuretano expandido, de qualidade e fácil remoção.

Manutenção frequente

É preciso ter em mente que a manutenção dos shafts pode ser necessária e, em situações de problemas mal resolvidos e instalação realizada de forma inadequada, diversas complicações, custos ou despesas adicionais podem surgir.

Então, esteja atento para que o projeto seja bem executado e para que o sistema seja de fácil acesso no caso de realizações das manutenções necessárias. بلاك جاك كازينو

Agora que você sabe o que são shafts, vai conseguir acompanhar com mais tranquilidade alguma manutenção ou reforma em seu condomínio. Afinal, essa é uma das responsabilidades do síndico. Lembre-se de que o espaço do shaft de prédio não pode ser fechado enquanto durar a obra. Mesmo o custo ainda sendo menor, não faz sentido vedar o shaft antes de garantir que não vai ser preciso acessar novamente essa instalação.

Se você atua como síndico, como profissional ou com a terceirização da administração de condomínios, siga as nossas redes sociais e receba os nossos conteúdos exclusivos. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Posts relacionados

700 thoughts on “O que são shafts? Entenda para que eles servem e sua importância

  1. Искал доступный и качественный дегидратор, и ‘Все соки’ предложили именно то, что мне нужно. Их дегидраторы по отличной цене помогают мне в подготовке здоровых перекусов. https://blender-bs5.ru/collection/degidratory – Дегидратор цена от ‘Все соки’ оказалась идеальной для моих потребностей.

  2. If you desire to increase your knowledge simply keep visiting this web site and be updated with the hottest gossip
    posted here.

  3. Thanks for one’s marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you happen to be
    a great author.I will remember to bookmark your blog and
    will eventually come back down the road. I want to encourage you to
    ultimately continue your great work, have a
    nice afternoon!

  4. Hey there! I know this is somewhat off-topic however I needed to ask.
    Does managing a well-established website such as yours require a large amount of work?
    I’m brand new to writing a blog however I do write in my journal daily.
    I’d like to start a blog so I can share my own experience and views online.
    Please let me know if you have any kind of recommendations or
    tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

  5. Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo
    News. Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!

    Thanks

  6. An impressive share! I’ve just forwarded this onto a
    co-worker who has been doing a little research on this.
    And he actually ordered me dinner because I stumbled
    upon it for him… lol. So allow me to reword this….
    Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending time to talk
    about this issue here on your web site.

  7. I have read so many articles on the topic of the blogger lovers however
    this piece of writing is in fact a good piece of writing, keep it up.

  8. The veterinary use of ivermectin toxicity humans, incorporating ivermectin, is instrumental in safeguarding animal health and welfare. Its effectiveness against parasites in livestock enhances productivity and prevents economic losses in the agricultural sector. Responsible administration and adherence to proper dosage guidelines are paramount to mitigate the risk of resistance development and adverse effects.

Deixe um comentário