Lidar com circunstâncias que envolvem dinheiro de terceiros não é uma tarefa fácil. Em condomínios essa situação se torna ainda mais sensível. Por esse motivo, é imprescindível que o síndico tenha jogo de cintura para avaliar os fatos que envolvam essa questão.
Entre as inúmeras despesas de um condomínio, a conta de água é uma das que mais causam controvérsias, principalmente em residenciais que não têm suas contas individualizadas. Assim, a maioria das ações para combater o desperdício se tornam mais difíceis de se propagar.
Se você é síndico e quer atender melhor essas situações, chegou a hora de ficar por dentro das possibilidades em caso de aumento na conta de água.
Fique com a gente e aproveite o conteúdo!
Qual a responsabilidade do síndico nas despesas de água?
Ele é o grande responsável por acompanhar as despesas do condomínio e procurar alternativas para solucionar os imprevistos. Além disso, ele também precisa estar precavido para identificar quando algum caso remoto ocorrer. O aumento da conta de água é uma delas: como detectar um consumo excessivo se não há um controle sobre isso? Uma ótima dica é manter um histórico de consumo.
Com ele, é possível descobrir se os valores aumentam, reduzem ou se mantêm. A partir daí, os números poderão ser justificados para os moradores, proporcionando também embasamento para ações no condomínio.
O que fazer em casos de aumento da conta de água?
Se você é síndico, é importante saber quais ações tomar após a estruturação do controle da conta de água. Identificando o aumento considerável no consumo sem uma razão evidente, é necessário localizar a causa.
Busque por vazamentos
Muitas vezes, os vazamentos de água são internos e difíceis de localizar. Para não perder tempo, é importante contratar uma empresa especializada. Por terem equipamentos próprios, localizarão o vazamento de maneira específica e rápida. Isso possibilita que os reparos sejam feitos de forma imediata e definitiva.
Faça campanhas de conscientização
Muitas vezes, o consumo realmente aumenta. Fatores como o período de férias e o aumento das pessoas em casa são os causadores de um maior consumo de água. Logo, é fundamental conscientizar os moradores para um uso responsável da água.
Além disso, alertar os moradores que, se houver sinais de vazamento, eles deverão solucionar imediatamente ou procurar o próprio síndico para buscar por soluções. Ainda, é importante mencionar os possíveis sinais que devem ser observados.
- bolhas na pintura;
- goteiras;
- mofo nas paredes.
Esses e outros sinais, quando identificados rapidamente, conseguem reduzir os gastos, tanto com reformas como com a conta de água.
Indique a individualização da água
Atitudes como essa, em um primeiro momento, podem onerar as despesas. No entanto, trazem diversos benefícios a longo prazo, pois cada morador será o responsável pelo seu consumo. Outro fator que torna a individualização da água um processo realmente bom para o condomínio é a possibilidade de identificação rápida em casos de vazamento, o que também contribui para as questões ambientais.
Como podemos perceber, o síndico é uma pessoa importante na política e no convívio de um condomínio. Logo, cabe a ele buscar alternativas de melhoramento para a boa convivência de todos os moradores.
Agora que você sabe o que fazer em casos de aumento da conta de água, entre em contato conosco. Temos o suporte que seu condomínio precisa para dinamizar e otimizar os controles.
Wonderful views on that!
This page really has all the information and facts I wanted concerning this subject and didn’t know who to
ask.
Very nice article, just what I was looking for.
This is my first time visit at here and i am genuinely impressed to read
all at single place.
Hello to all, how is everything, I think every one is getting more from this web page, and your views are good designed for new
users.
Highly energetic article, I enjoyed that bit. Will there be a part 2?