A relação entre desperdício de água e a descarbonização
Ao abordar a redução das emissões de carbono, é comum considerar estratégias como utilizar o transporte público, adotar energia solar e reduzir o consumo de energia. Raramente se percebe a conexão entre o uso da água e o consumo de energia e como a conservação da água pode contribuir para a redução das emissões de carbono.
Pouco se fala sobre a quantidade de carbono incorporada em nossa infraestrutura hídrica e como a redução do consumo de água afeta diretamente as emissões de carbono. É comum a energia representar 20% do custo total de produção de uma empresa de saneamento básico. Além disso, uma parte da água potável produzida acaba nos processos de tratamento de esgoto, que não apenas consomem muita energia, mas também liberam gases como metano, que são ainda mais prejudiciais que o dióxido de carbono.
Ao considerarmos a água que usamos diariamente, precisamos ter em mente que ela passa por processos intensivos em energia para ser tratada e transportada até nós. Portanto, quando desperdiçamos água tratada, estamos também desperdiçando energia!
Embora a quantidade de emissões varie de acordo com a fonte de água e o método de distribuição, aproximadamente cada 1 mil litros de água consumidos gera 10 kg de emissões de carbono. Esses números deixam claro que uma parte importante da redução das emissões de carbono é adotar práticas mais inteligentes no uso da água.
No caso de edifícios, especialmente aqueles que não possuem sistemas de medição automatizados, temos que aproximadamente 30% de toda a água é desperdiçada ou usada de forma ineficiente. Nossas análises feitas em 8712 apartamentos indicam que, em média, 1,66% dos vasos sanitários apresentam vazamentos todos os meses.
Para ilustrar a gravidade desses números, destaca-se que um vazamento constante em um único vaso sanitário ao longo de um ano pode causar um desperdício aproximado de 450 mil litros de água, resultando na emissão de cerca de 4,5 toneladas de carbono. Essa quantidade é equivalente ao impacto anual de um carro de passeio percorrendo 22 mil quilômetros.
Essa situação absolutamente indesejável pode ser evitada. Há quase duas décadas, a Seu Consumo trabalha para eliminar o desperdício de água por meio de uma gestão inteligente e em tempo real desse recurso.Desenvolvemos tecnologias de gerenciamento de água que podem detectar vazamentos e mau funcionamento de forma rápida, antes que causem prejuízos significativos.
Nossos softwares e hardwares estão revolucionando a forma como as edificações lidam com o desperdício de água, tornando possível alcançar metas ambiciosas de sustentabilidade de maneira proativa. Dessa forma, se tornam parte essencial de uma estratégia bem-sucedida de sustentabilidade nos edifícios.
A Seu Consumo tem uma solução eficaz de detecção de vazamentos, podendo oferecer suporte ao edifício em todo o seu ciclo de vida operacional. Nossa plataforma fornece dados precisos e em tempo real sobre o consumo de água e identificação de vazamentos, resultando em economia e aumento da eficiência do uso, além de contribuir com a redução das emissões de carbono.
A Seu Consumo foi pioneira no Brasil ao reconhecer a profunda conexão entre o desperdício de água e a pegada de carbono, e está se posicionando como a empresa mais capacitada para combater esse problema de maneira séria e eficaz. E aqueles que genuinamente encaram os desafios ambientais com a seriedade que merecem encontrarão na Seu Consumo a parceria perfeita.