Quando se aborda a questão da perda de água, a atenção sempre se concentra nas perdas não medidas, ou seja, nas ineficiências presentes nos sistemas de abastecimento. Essas ineficiências consistem basicamente na diferença entre o volume total de água produzido nas estações de tratamento e a soma dos volumes medidos pelos hidrômetros instalados nos clientes.
As companhias de saneamento categorizam essas perdas de água de duas formas:
• Perdas reais: São os volumes de água que não são consumidos devido a vazamentos desde as estações de tratamento até as propriedades dos clientes.
• Perdas aparentes: Referem-se aos volumes de água que são consumidos, mas não são registrados pela empresa. Isso ocorre principalmente devido a irregularidades, como ligações clandestinas.
O índice de perdas, de certa forma, é uma medida da eficiência operacional e a qualidade da infraestrutura da empresa de saneamento em uma região específica. É relevante destacar que, atualmente no Brasil, cerca de 40% da água tratada é perdida.
Enquanto as empresas de saneamento são intensamente pressionadas a encontrar soluções para reduzir suas perdas, poucos esforços são direcionados para melhorar a eficiência do consumo dentro das propriedades dos clientes. Isso acontece, em parte, devido à forma como os consumidores interagem com a água. A maioria deles tem uma relação limitada com a água, normalmente associada apenas à conta mensal, que muitas vezes é uma medição global, sem individualização. Isso leva a um controle praticamente nulo sobre o consumo. Mesmo nos casos em que o usuário recebe a conta individual, as informações disponíveis são insuficientes para compreender completamente os hábitos e comportamentos de consumo, dificultando a promoção de ações para aumentar a eficiência no uso da água.
Há quase duas décadas a Seu Consumo tem se dedicado a fornecer soluções que abrangem desde a instalação do medidor até a cobrança individual de cada unidade, estabelecendo-se como líder no mercado de gestão em tempo real do consumo de água em edifícios com múltiplos usuários. Ao longo desses anos, a empresa tem se empenhado integralmente no desenvolvimento de novas tecnologias, tanto em hardwares quanto em softwares, com o objetivo de tornar o consumo de água mais eficiente e a cobrança mais justa, sempre priorizando a satisfação do cliente final.
E uma prova disso é que, em média, a cada mês, cerca de 150 das mais de 8 mil unidades cujo contrato de prestação de serviços prevê leituras em tempo real, recebem alertas de vazamentos, detectados poucas horas após o seu início. Esses alertas são automaticamente enviados por e-mail e SMS para que os responsáveis possam tomar providências rapidamente.
Caso haja interesse em obter informações detalhadas sobre o funcionamento e sobre os resultados das tecnologias que desenvolvemos, sugerimos que nos siga em nossas redes sociais.