Aumentar a Eficiência do Consumo: O melhor caminho para a construção de um Futuro mais Sustentável.

3 minutos para ler

A necessidade de aumentar a eficiência no consumo de água nunca foi tão evidente. Calor intenso, períodos de seca, incêndios florestais e a crescente distância entre a captação de água e seu uso são realidades globais. Aproximadamente 3,6 bilhões de pessoas vivem em regiões altamente vulneráveis a essas condições.

Embora esses eventos tenham gerado crescente preocupação e tenham sido destaque frequente nas notícias em todo o mundo, a gestão do consumo de água WaterManagement, não recebe a devida atenção nas discussões sobre esses problemas.

Antes de qualquer análise, é fundamental ressaltar a importância da água para a sobrevivência humana. Essa afirmativa, embora óbvia, muitas vezes é negligenciada devido à facilidade contemporânea de abrir a torneira e ter água imediatamente disponível. No entanto, é preciso reconhecer que o processo de fornecimento de água tratada em nossas residências envolve bombeamento, que é intensivo em consumo de energia. Além disso, o tratamento da água e dos resíduos gerados envolve o uso significativo de produtos químicos, tornando-se uma fonte de poluição. Portanto, a falta de ênfase no tema da “água” nas discussões sobre sustentabilidade revela uma visão limitada.

No que diz respeito à atuação da seuConsumo, observamos que em edifícios (residenciais e comerciais) ou instalações industriais onde a água não é adequadamente gerenciada, mais de 25% da água que entra acaba indo para o esgoto. Isso representa uma quantidade significativa de água desperdiçada!

Obviamente, os problemas causados pela gestão ineficiente do consumo de água vão além do custo elevado da conta de água. Como exemplo, no próximo dia 26, completará um mês desde o início do vazamento de água em um imóvel ocupado por um Banco na Avenida Paulista, em São Paulo. Apesar de o Banco possuir um comitê ESG e o condomínio em que o imóvel está situado contar com a mais avançada tecnologia de gestão do consumo de água, o vazamento de 200 litros por hora persiste. Isso evidencia que não é suficiente ter recursos financeiros, investir em tecnologia ou criar comitês. É essencial dar à água a importância que ela merece quando se trata de sustentabilidade.

Na seuConsumo, reconhecemos o valor da água e trabalhamos incansavelmente para colocá-la no lugar que lhe é devido. Se você se interessa pelo tema, entre em contato conosco para que possamos auxiliar nesse processo de mudança de mentalidade em relação ao uso da água. 💧

E lembre-se: só podemos melhorar aquilo que é medido.

Posts relacionados